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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
14/01/2008 |
Data da última atualização: |
01/07/2009 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ALMEIDA, C. O. de. |
Afiliação: |
Clóvis Oliveira de Almeida, CNPMF. |
Título: |
Agronegócio do abacaxi no Brasil. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO ABACAXI, 6., 2007, João Pessoa. [Anais...] João Pessoa: ISHS: CNPMF, 2007. p. 122. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Nesta palestra são abordados os seguintes tópicos: mercado brasileiro de abacaxi; mercado internacional e a inserção do Brasil no mercado externo do produto. O tópico Mercado Brasileiro traz a distribuição geográfica da produção e das variedades plantadas de abacaxi no País, no qual se constata a predominância da região Nordeste e da variedade 'Pérola'. Os dez maiores estados produtores são relacionados, com destaque para o Pará e a Paraíba, que juntos responderam por 42% da produção nacional em 2006. A evolução do volume comercializado de abacaxis 'Pérola' e 'Smooth Cayenne', na maior central de abastecimento do País (Ceagesp), também é apresentada neste tópico, constatando-se a predominância do 'Pérola' a partir de 2000. A tendência de preços médios de frutos de abacaxi nas maiores centrais de abastecimento do Brasil, tembém é observada. Com base no comportamento sazonal dos preços de mercado e na época de colheita de abacaxi nos principais estados produtores, identifica-se os meses de janeiro, fevereiro e março, como a janela de mercado na qual os preços do abacaxi no Brasil estão acima da média anual, mas com uma tendência de suavização da diferença e de estritamento desta janela. A razão é o aumento da produção do Pará e do Tocantins, dois estados da região Norte, que produzem no período da entressafra da principal região produtora de abacaxi do País, a Nordeste. No tópico Mercado Internacional são relacionados os principais países produtores, exportadores e importantes de abacaxi, bem como os produtos mais comercializados (sucos, abacaxi fresco, abacaxi em conserva, etc.). É também apresentada a tendência de consumo de abacaxi fresco nos principais mercados, a sazonalidade do consumo na União Européia e as maiores empresas exportadoras, finalizando-se com a relação das variedades mais comercializadas e seus respectivos ciclos de vida no mercado. O último tópico dedica-se à inserção do Brasil no mercado internacional de abacaxi. MenosNesta palestra são abordados os seguintes tópicos: mercado brasileiro de abacaxi; mercado internacional e a inserção do Brasil no mercado externo do produto. O tópico Mercado Brasileiro traz a distribuição geográfica da produção e das variedades plantadas de abacaxi no País, no qual se constata a predominância da região Nordeste e da variedade 'Pérola'. Os dez maiores estados produtores são relacionados, com destaque para o Pará e a Paraíba, que juntos responderam por 42% da produção nacional em 2006. A evolução do volume comercializado de abacaxis 'Pérola' e 'Smooth Cayenne', na maior central de abastecimento do País (Ceagesp), também é apresentada neste tópico, constatando-se a predominância do 'Pérola' a partir de 2000. A tendência de preços médios de frutos de abacaxi nas maiores centrais de abastecimento do Brasil, tembém é observada. Com base no comportamento sazonal dos preços de mercado e na época de colheita de abacaxi nos principais estados produtores, identifica-se os meses de janeiro, fevereiro e março, como a janela de mercado na qual os preços do abacaxi no Brasil estão acima da média anual, mas com uma tendência de suavização da diferença e de estritamento desta janela. A razão é o aumento da produção do Pará e do Tocantins, dois estados da região Norte, que produzem no período da entressafra da principal região produtora de abacaxi do País, a Nordeste. No tópico Mercado Internacional são relacionados os principais países produtores, exportadores e importantes... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sazonalidade. |
Thesagro: |
Abacaxi; Ananás Comosus; Comercio Exterior; Mercado; Preço. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02577naa a2200193 a 4500 001 1655311 005 2009-07-01 008 2007 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aALMEIDA, C. O. de 245 $aAgronegócio do abacaxi no Brasil. 260 $c2007 520 $aNesta palestra são abordados os seguintes tópicos: mercado brasileiro de abacaxi; mercado internacional e a inserção do Brasil no mercado externo do produto. O tópico Mercado Brasileiro traz a distribuição geográfica da produção e das variedades plantadas de abacaxi no País, no qual se constata a predominância da região Nordeste e da variedade 'Pérola'. Os dez maiores estados produtores são relacionados, com destaque para o Pará e a Paraíba, que juntos responderam por 42% da produção nacional em 2006. A evolução do volume comercializado de abacaxis 'Pérola' e 'Smooth Cayenne', na maior central de abastecimento do País (Ceagesp), também é apresentada neste tópico, constatando-se a predominância do 'Pérola' a partir de 2000. A tendência de preços médios de frutos de abacaxi nas maiores centrais de abastecimento do Brasil, tembém é observada. Com base no comportamento sazonal dos preços de mercado e na época de colheita de abacaxi nos principais estados produtores, identifica-se os meses de janeiro, fevereiro e março, como a janela de mercado na qual os preços do abacaxi no Brasil estão acima da média anual, mas com uma tendência de suavização da diferença e de estritamento desta janela. A razão é o aumento da produção do Pará e do Tocantins, dois estados da região Norte, que produzem no período da entressafra da principal região produtora de abacaxi do País, a Nordeste. No tópico Mercado Internacional são relacionados os principais países produtores, exportadores e importantes de abacaxi, bem como os produtos mais comercializados (sucos, abacaxi fresco, abacaxi em conserva, etc.). É também apresentada a tendência de consumo de abacaxi fresco nos principais mercados, a sazonalidade do consumo na União Européia e as maiores empresas exportadoras, finalizando-se com a relação das variedades mais comercializadas e seus respectivos ciclos de vida no mercado. O último tópico dedica-se à inserção do Brasil no mercado internacional de abacaxi. 650 $aAbacaxi 650 $aAnanás Comosus 650 $aComercio Exterior 650 $aMercado 650 $aPreço 653 $aSazonalidade 773 $tIn: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO ABACAXI, 6., 2007, João Pessoa. [Anais...] João Pessoa: ISHS: CNPMF, 2007. p. 122.
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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Registros recuperados : 92 | |
1. | | ALMEIDA, C. O. de. Agronegócio do abacaxi no Brasil. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO ABACAXI, 6., 2007, João Pessoa. [Anais...] João Pessoa: ISHS: CNPMF, 2007. p. 122.Tipo: Resumo em Anais de Congresso | Circulação/Nível: -- - -- |
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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5. | | ALMEIDA, C. O. de. Preço dos produtos agrícolas exportados. In: ZOONEWS. Conteúdo: artigos. Acesso em: 27/12/07
Publicado também em:
http://www.grupocultivar.com.br/noticias.asp?id=17324
Publicado também em:
http://www.boletimpecuario.com.br/artigos/showartigo.php?arquivo=artigo1657.txt&tudoTipo: Artigo de Divulgação na Mídia |
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8. | | ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S. Produção brasileira de citros de uso industrial. In: ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S.; CUNHA SOBRINHO, A. P. da; SOARES FILHO, W. dos S. (Ed.). Citricultura brasileira em busca de novos rumos: desafios e oportunidades na região Nordeste. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011. p. 11-20.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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11. | | ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S. A citricultura brasileira produção, mercado e perspectivas. In: CUNHA SOBRINHO, A. P. da; MAGALHÃES, A. F. de J.; SOUZA, A. da S.; PASSOS, O. S.; SOARES FILHO, W. dos S. Cultura dos citros. Brasília, DF: Embrapa, 2013., p.391-399. il.; color. Cap. 14.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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13. | | ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S. O mercado externo de frutas cítricas de mesa. In: ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S.; CUNHA SOBRINHO, A. P. da; SOARES FILHO, W. dos S. (Ed.). Citricultura brasileira em busca de novos rumos: desafios e oportunidades na região Nordeste. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011. p. 33-38Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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14. | | ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S. O mercado interno de frutas cítricas de mesa. In: ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S.; CUNHA SOBRINHO, A. P. da; SOARES FILHO, W. dos S. (Ed.). Citricultura brasileira em busca de novos rumos: desafios e oportunidades na região Nordeste. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011. p. 39-58.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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17. | | ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S. Setor de processamento de suco. In: ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S.; CUNHA SOBRINHO, A. P. da; SOARES FILHO, W. dos S. (Ed.). Citricultura brasileira em busca de novos rumos: desafios e oportunidades na região Nordeste. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011. p. 21-32.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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